Impactos socioeconómicos dos Jogos Olímpicos
- Benoit
- Mar 26, 2017
- 1 min read

É um artigo de FABRICIO JOAO MILAN que se chama « Os impactos socioeconómicos nos Jogos Olímpicos: um raio « X » pertinente para as Olimpíadas no Brasil. Foi escrito em 2015 e publicado em 2016.
Existem evidências de que nos últimos anos, os Jogos Olímpicos tornaram-se um evento esportivo de proporções gigantescas. Cuando observamos a fundo os Jogos, podemos notar que, por trás das disputas intensas por medalhas, existem interesses tanto do Estado como da iniciativa privada, visando transformar os jogos numa fonte de lucros, tudo isso com base nos impactos socioeconômicos causados na cidade-sede, bem como no país em geral.
Tendo em vista esta temática, procurou-se com esta pesquisa, identificar os impactos socioeconômicos causados pelos Jogos Olímpicos, buscando apontar alguns direcionamentos importantes para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, no Brasil. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso com levantamento bibliográfico, dividindo-se em três eixos fundamentais: a) a história dos Jogos e sua evolução histórica; b) as áreas de impacto causadas pelos jogos (infraestrutura, turismo, emprego, comércio, marketing, segurança, saúde, cultura nacional, transportes, meio ambiente); e c) dados comparativos entre Barcelona 1992 e Sydney 2000, apontando caminhos para os Jogos no Brasil.
Comments