Qual deve ser o impacto da Olimpíada para a economia do Rio?
- Baptiste
- Mar 24, 2017
- 2 min read
Este artigo foi publicado por Jefferson Puff no dia vinte e quatro de agosto do 2016. Foi publicado no site BBC Brasil , e o artigo inclui quatro imagens. Este artigo fala dos impactos da olimpíada sobre a economia brasileira .
O jornalista explica que os gastos foram de 40 bilhões para organizar os jogos olímpicos y que hoje Rio pede ajuda a união para pagar. O prefeito de Rio e membros do governo avaliaram os jogos como um sucesso, com muitos turistas que gastaram muito dinheiro nos restaurantes e no hotelaria, o que aumento as taxas. Mas o autor diz que no é verdadeiro.
Primeiro por que jogos olímpicos ocorreram sobre somente dois ferias, um impacto muito corto, mais corto que a copa do mundo. Segundo houve quatro feriados no Rio, o que causou a paralisia da economia porque no permitiam aos turistas de gastar dinheiro.
O jornalista depois cita um especialista que diz que os países que organizam megaeventos como os jogos olímpicos nao devem justificar lhe por un retorno econômico, porque é uma maneira de mostrar sua países, sua cultura, mas nao de ganhar dinheiro.
Além disso o impacto na economia não é generalizado, porque afeita sobretudo o sector do serviço. A prefeitura diz também que sobre os 40 bilhões, alguns foram investidos no metro e para a cidade e que consequentemente não devem ser considerado como gastos.
Para concluir o autor diz de onde vem o fundo que serviu para estas olimpíadas, com uma parte importante de fundo privado mas também muito público. E com custo adicional para o governo federal que encontra problema para pagar lhes.
Então os jogos olímpicos foram um respiro momentâneo para o país, com um contributo de fluxo estrangeiro. Mas nao têm um impacto longo e muito importante , a crise política e econômica continua o cenário de recessão. Resta hoje somente uma dívida muita grande, e podemos nos perguntar quem vai pagar a conta da realização da Olimpíada.
Comments