O Inicio do Hip Hop
- Raphael
- Mar 24, 2017
- 2 min read
Na esquina da 24 de Maio com a Praça Dom José Gaspar, no centro de São Paulo, uma pedra de granito simboliza o nascimento de uma cultura. É o marco zero do hip-hop nacional, lugar onde os primeiros passos de break foram dados por Nelson Triunfo e sua turma de dançarinos, os precursores de um movimento que ainda hoje pulsa.
A iniciativa de formalizar o local partiu do próprio Nelson, que buscou apoio junto a Secretária de Cultura de São Paulo. O registro de parte dessa história está no recém-lançado 'Marco Zero do Hip-hop', documentário de 15 minutos dirigido por Pedro Gomes (que dirigiu também outro doc sobre o movimento, o curta 'Freestyle').
Participante ativo da cultura hip hop, Gomes correu para conciliar as datas de lançamento. "A Secretaria de Cultura me ligou falando que eles iam inaugurar a pedra fundamental e nós tínhamos 20 dias pro lançamento e, consequentemente, pro lançamento do filme. Topei na hora e corri com a produção", diz
Com base em entrevistas, imagens e documentos de arquivo, o filme narra o nascimento da cultura hip hop no centro de São Paulo e reúne depoimentos de alguns dos mais importantes agentes dessa história. Além de Nelson Triunfo, estão por lá Roneyoyo, Pepeu, Banks (da Back Spin), Alam Beat e MC Jack. "Queria pessoas mais novas falando sobre eles, então também tem Max B.O. e o Kamau reverenciando os pilares da cultura. Tentei também pessoas mais novas ainda, as atualíssimas do rap, mas devido ao curto prazo não conseguimos agendar", conta o diretor.
Para Gomes, o hip hop nacional ainda é carente de registros e muita coisa ainda falta ser reunida para as próximas gerações. "A geração de hoje, não só a do hip hop, mas em geral, é uma galera que teve a vida facilitada pela internet, tem pouca paciência em pesquisar. Se alguém vai construir uma vida dentro de uma tribo é necessário ter o conhecimento das histórias. E nada melhor que vídeos, documentários, livros e biografias".
Comments