História e cultura da cidade
- Mathilde
- Mar 24, 2017
- 1 min read
O nome completo fá cidade é "São Salvador da Bahia de Todos os Santos", mais conhecida como Salvador da Bahia, e foi a primeira capital do Brasil de 1549 a 1763. A secunda capital do Brasil era Rio de Janeiro de 1763 a 1960 e a terceira capital do Brasil é Brasília desde 1960. Os afrodescendentes representam mais da 80% da população na Bahia. A cidade é uma mistura de culturas europeias, africanas e ameríndias. Desde a sua criação, ela se tornou um centro de exploração de canas de açúcar. Havia uma necessidade de mão-de-obra e as costas africanas estavam na proximidade então, a escravidão africana desenvolveu.
O bairro histórico de Pelourinho é muito popular é foi restabelecido nos anos 90. Pelourinho significa "picota pequena" porque estava lá ondem os escravos foram castigados. Ele é registrado na Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

Salvador também é a cidade natal de muitas artistas, entre os quais Gilberto Gil, o cantor famoso de Bossa-Nova e o ex-Ministro da Cultura Lula.
Candomblé é uma religião animista que tem raízes africanas e é muita praticada em Salvador. A cidade se apelida "Roma Negra" e tem casais muito velhas e mais autênticas de candomblé.
Esta religião é uma mistura do catolicismo, dos ritos nativos é das crenças africanas. Ela consiste num culto das "orixás", os deuses do candomblé associados a elementos naturais como água, fogo, a floresta, as plantas e o raios. Há também muitos deuses mensageiros, que se chamavam "exus". Candomblé se funda na crença da existência da alma da natureza é foi introduzido no Brasil pelos escravos provenientes do comércio atlântico de escravos entre 1549 e 1888.

Comentários