Edificios importantes
- Marion
- Mar 24, 2017
- 2 min read
Atualmente, Salvador é o terceiro município mais populoso do Brasil por que é uma cidade famosa por seu excepcional valor cultural.
De facto,
Sao Paulo tem um pouco mais de doze milhoões pessoas
Rio tem um pouco mais de seis milhões pessoas (6)
Salvador tem um pouco mais de dois milhões pessoas (2)
Além disso, possui cerca de três mil edifícios construídos desde o século XVI.
Há monumentos da arquitetura religiosa, civil e militar e também templos do culto afrodescendente.
Também, seus monumentos e edifícios mais famosos são :
- O Centro Histórico de Salvador,
O Centro Histórico de Salvador, cujo ícone é o bairro do Pelourinho, é um dos principais cartões-postais de Salvador. É um bairro totalmente pavimentada, com casas velhas coloridas, vendedores e artistas de rua brasileiros e estrangeiros, que inspiraram este bairro. Pelhourino, com sua arquitetura barrocao, está considerado como Patrimônio Mundial de Humanidade pela UNESCO em 1985.
- O Mercado Modelo
Mantém a arquitetura neoclássica original mesmo depois de ter sofrido dois incêndios. Abriga 273 lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças de Bahia, contando com tradicionais restaurantes de culinária baiana.
Antigamente, o Mercado Modelo era um lugar para classificar escravos.
- Igreja de São Francisco e Ordem Terceira de São Francisco
Erguidas entre os século XVII e XVIII, são consideradas uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco brasileiro. A fachada apresenta esculturas e relevos de frutos e folhagens, formando guirlandas. Anexo à igreja, está a Ordem Terceira de São Francisco de 1703, uma das obras de arte mais surpreendentes do Brasil e única no mundo lusófono.
- Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia,
A monumental igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na cidade baixa de Salvador. Foi iniciada em 1739 e totalmente construída em meados do século XIX. Em seu interior destaca-se a pintura do teto que obedece à concepção ilusionista barroca de origem italiana.
- Catedral Basílica de Salvador
Por todo o seu acervo artístico e sua monumentalidade, é considerada, por vários especialistas, como a mais importante construção sacra do Brasil colonial. A fachada e o interior são em mármore de Lioz, trazido de Portugal já cortado e esculpido. A sacristia tem piso e altares em mármores coloridos.
- Paço Arquiepiscopal
Localizado na Praça da Sé, foi construído no século XVIII, em torno de um pátio. Considerado um dos melhores exemplos de arquitetura civil do período colonial no país, localiza-se na zona histórica do Pelourinho. O prédio de três pavimentos e quatro corpos de construção foi erguido em torno de um pátio interno.
- Paço do Saldanha
É um dos mais notáveis palácios construídos no Brasil colonial, com destaque para sua portada em pedra lavrada e uma bela varanda. Na década de 1960, um incêndio destruiu o interior do prédio e danificou o exterior, inclusive a porta monumental. Depois de um longo período de abandono, foi restaurado e hoje abriga o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia.

ความคิดเห็น